Plano de Estudos Individual

O Curso de Doutoramento implica a realização de 60 ECTS e estrutura-se em 9 Unidades Curriculares (UCs):

• UC II / UC III / UC IV / UC VI / UC VII / UC VIII
  • UC I (TRANS) / UC V (TRANS)
  • Planeamento de Tese

A Comissão Diretiva do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica (PDEBIOM) pretende incentivar os alunos a iniciarem os seus trabalhos de investigação tão cedo quanto possível no seu percurso formativo. Não se pretende, portanto, uma estrutura rígida em termos dos semestres ou anos dos cursos em que cada UC deve ser realizada, sendo possível diferir a realização de algumas UCs para outros anos que não o primeiro ano de frequência do PDEBIOM.

As Unidades Curriculares UC e UC (TRANS) implicam opções dentro da oferta formativa da UMinho, pelo que, deve o aluno, no início da frequência do Curso de Doutoramento, indicar quais as UCs concretas que pretende frequentar, de acordo com as regras a seguir enunciadas. A seleção destas UCs constitui o Plano de Estudos Individual do aluno, que deve ser formalizado pelo preenchimento do respetivo formulário disponível em Documentos.

Opções UC

De acordo com o Diretor do PDEBIOM todas as unidades curriculares listas no ofício DCMIEB-01/2013, bem como a adição da unidade curricular "Mecânica Computacional" encontram-se em funcionamento para o ano letivo 2013/2014.

Opções UC (TRANS)

O Curso de Doutoramento do PDEBIOM integra 2 UCs de 5 ECTS cada, da área científica de Ciências e Tecnologias Complementares (TRANS), destinadas ao desenvolvimento de competências transversais.

A organização destas UCs é da responsabilidade do Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (CPEEUM).

Planeamento de Tese

Com o objetivo de incentivar o início dos trabalhos de investigação, a UC Planeamento de Tese deve ser concluída, preferencialmente, durante o primeiro ano de frequência do PDEBIOM.

Adicionalmente, espera-se que os alunos solicitem a admissão à tese ao fim de um ano de frequência do PDEBIOM.

Solicitar admissão à tese requer, obrigatoriamente, que um mínimo de 35 ECTS tenham sido concluídos com sucesso; a UC Planeamento de Tese estará incluída, necessariamente, nestes 35 ECTS.