Planeamento da Tese

O principal objetivo da Unidade Curricular (UC) "Planeamento de Tese" é permitir a cada estudante a identificação do problema a tratar no âmbito da Tese e planear a metodologia a usar para tratar este problema. Adicionalmente, a avaliação por um painel de investigadores proporcionará, aos estudantes, opiniões e sugestões que os ajudarão a melhor conduzir os respetivos trabalhos de pesquisa. A conclusão com sucesso desta UC é um pré-requisito obrigatório para a admissão à Tese.
Para serem avaliados a esta UC, os alunos devem:

1. Submeter o relatório de Planeamento de Tese, que deverá incluir:

• a identificação e a motivação para o problema a tratar;

• a identificação dos objetivos a alcançar durante os trabalhos de investigação;

• a descrição do estado da arte e das principais referências bibliográficas;

• a descrição da metodologia a usar para tratar o problema identificado.

1. Apresentar e defender este relatório perante um júri presidido pelo diretor do PDEBIOM (ou um seu representante) a que se reúne o orientador, um examinador interno e um examinador externo à UMinho.

Ano letivo 2016/2017

No ano letivo 2016/2017 existem dois momentos para a realização das provas públicas de apresentação e discussão do Planeamento de Tese:

[M1] no final do primeiro semestre (janeiro/fevereiro, 2017), para os alunos que iniciaram o Curso de Doutoramento em janeiro/fevereiro de 2016;

[M2] no final do segundo semestre (julho, 2017), para os alunos que iniciaram o Curso de Doutoramento em setembro de 2016.

Assim, estabelece-se:

• o orientador deve sugerir o investigador externo até [M1] 31 de dezembro de 2016 ou [M2] 30 de junho de 2017, enviando comunicação à CD-PDEBIOM (jneves <at> di.uminho.pt);

• o estudante deve submeter o relatório de Planeamento de Tese até [M1] 31 de janeiro de 2017 ou [M2] 30 de julho de 2017.

Sessão de provas públicas de apresentação e discussão

A sessão de apresentação e discussão pública do relatório de Planeamento de Tese é uma prova pública e realiza-se em data e hora marcada pela CD/PDEBIOM. Para a apresentação e discussão pública será nomeado um júri, presidido pelo diretor do PDEBIOM (ou seu representante) a que se reúne o(s) orientador(es), um examinador interno e um examinador externo. A sessão terá a duração de uma hora, consistindo numa apresentação por parte do doutorando que nunca excederá 15 minutos, a que se segue um período de questões colocadas pelos examinadores externo e interno, com a duração máxima de 40 minutos partilhados pelos examinadores e pelo doutorando, finalizando com as intervenções de cada um dos restantes membros do júri. O resultado desta prova será expresso qualitativamente como REPROVADO ou APROVADO e, neste último caso, completado por uma avaliação quantitativa entre 10 e 20 valores.