Ola

  • English
  • Português

You are here

Planeamento da Tese





O principal objetivo da Unidade Curricular (UC) "Planeamento de Tese" é permitir a cada estudante a identificação do problema a tratar no âmbito da Tese e planear a metodologia a usar para tratar este problema. Adicionalmente, a avaliação por um painel de investigadores proporcionará, aos estudantes, opiniões e sugestões que os ajudarão a melhor conduzir os respetivos trabalhos de pesquisa. A conclusão com sucesso desta UC é um pré-requisito obrigatório para a admissão à Tese.
Para serem avaliados a esta UC, os alunos devem:



  1. Submeter o relatório de Planeamento de Tese, que deverá incluir:

    • a identificação e a motivação para o problema a tratar;

    • a identificação dos objetivos a alcançar durante os trabalhos de investigação;

    • a descrição do estado da arte e das principais referências bibliográficas;

    • a descrição da metodologia a usar para tratar o problema identificado.


  1. Apresentar e defender este relatório perante um júri presidido pelo diretor do PDEBIOM (ou um seu representante) a que se reúne o orientador, um examinador interno e um examinador externo à UMinho.

Existem dois momentos para a realização das provas públicas de apresentação e discussão do Planeamento de Tese:


[M1] no final do primeiro semestre (janeiro/fevereiro), para os alunos que iniciaram o Curso de Doutoramento em janeiro/fevereiro do ano letivo anterior;


[M2] no final do segundo semestre (setembro), para os alunos que iniciaram o Curso de Doutoramento em setembro do ano letivo anterior.


Assim, estabelece-se:



  • o orientador deve sugerir o investigador externo, enviando comunicação à CD-PDEBIOM (fmgama <at> deb.uminho.pt);

  • o estudante deve submeter o relatório de Planeamento de Tese até [M1] 31 de janeiro ou [M2] 30 de julho;

Sessão de provas públicas de apresentação e discussão


A sessão de apresentação e discussão pública do relatório de Planeamento de Tese é uma prova pública e realiza-se em data e hora marcada pela CD/PDEBIOM. Para a apresentação e discussão pública será nomeado um júri, presidido pelo diretor do PDEBIOM (ou seu representante) a que se reúne o(s) orientador(es), um examinador interno e um examinador externo. A sessão terá a duração de uma hora, consistindo numa apresentação por parte do doutorando que nunca excederá 15 minutos, a que se segue um período de questões colocadas pelos examinadores externo e interno, com a duração máxima de 40 minutos partilhados pelos examinadores e pelo doutorando, finalizando com as intervenções de cada um dos restantes membros do júri. O resultado desta prova será expresso qualitativamente como REPROVADO ou APROVADO e, neste último caso, completado por uma avaliação quantitativa entre 10 e 20 valores.


 

início RSS Feed última actualização: 04-Jan-2017
Drupal theme by pixeljets.com D7 ver.1.1